| 23/06/2008 16h03min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda que, em matéria de esporte, o Brasil não deve nada a ninguém e pode conquistar o direito de sediar as Olimpíadas.
— Há um certo apelo pela candidatura do Brasil para ser sede das Olimpíadas de 2016. Agora, é a hora do impossível. Temos que colocar o orgulho de ser brasileiro, parar de falar mal de nós mesmos, recuperar a auto-estima e ir para cima dos nossos concorrentes — afirmou Lula, durante solenidade de assinatura de projeto de lei que libera recursos para obras de infra-estrutura no Rio de Janeiro, visando à melhoria de condições da cidade para a disputa do direito de sediar os Jogos Olímpicos.
O presidente disse acreditar que o Brasil será sede dos jogos de 2016. Para ele, o povo brasileiro precisa ter respeito por si mesmo para ser respeitado "lá fora".
Segundo o presidente, para que o país consiga vencer os outros países na disputa para sede dos Jogos Olímpicos de 2016, é preciso
que a União, os estados e os
municípios façam sua parte e tenham tarefas definidas.
— Senão, fica como cachorro que tem muitos donos e acaba morrendo de fome, porque ninguém deu comida achando que os outros dariam — comparou Lula.
Lula ressaltou que, até as Olimpíadas de 2016, o Brasil já terá “metrô, ruas e trem-bala, além de aeroportos funcionando plenamente”. Isso dará condições ao país de sediar os jogos, acrescentou. Ele destacou que muitas dessas obras serão realizadas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil.
Lula participou da solenidade da campanha Rio Sede das Olimpíadas, realizada no Palácio Guanabara, no Rio
Foto:
Marcos D'Paula/AE